sexta-feira, 26 de setembro de 2008

500 paus

Desde que veio o euro, que os paus desapareceram; e eu tenho imensa pena, pois era fixe dizer “Ó mãe! Dá aí 500 paus para eu almoçar, ir ao cinema e comprar uma pastelaria fresca!”. Um jovem de hoje não faz a mínima ideia de quanto valia 500 paus, (mas sabe que para isso tudo teria que cravar uns 15 euros). Eu também ficava sem saber quando os meus avós diziam que uma cebola custava 7.000 tostões de reis ou coisa que o valha. E era giro ter 50 paus no bolso. Para além da moeda ser gigantesca, dava para nos divertimos o dia todo. Os mini milk custavam 20 paus, os matrecos 10 e com o resto morfava um pão com chouriço. Ter paus era fixe. Contudo a nossa unidade monetária eram os contos. Os grandes tinham contos. A partir de 1000 paus, a coisa mudava; não se ouvia ninguém a dizer “chefe, 4000 paus de super na 4”.




Sem comentários: